sexta-feira, 2 de setembro de 2011

AVIAÇÃO É MEIO DE VIDA, NÃO É MEIO DE MORTE...


É o que dizia o meu velho e “Leal” amigo e instrutor de voo no antigo, lendário e legendário “Campo dos Afonsos”... Hoje eu queria lhes falar de um assunto muito comum na aviação, a perigosa ‘”Desorientação Espacial”. É um assunto para ser tratado mais por médicos especializados em “Medicina Espacial”, do que por velhos pilotos. Mas acho que posso dar meus palpites, pois já fiz parte do negócio... Costuma ocorrer quando decolando em aeródromos próximos do mar, como em Recife, quando se está em condições perfeitamente visuais, com as luzes da “Veneza Brasileira” iluminando os arredores da pista e de repente entramos na “escuridão do mar”... Mais escuro ainda quando em noites de lua apagada... É perigoso neste momento abandonar o “voo por instrumentos”, e “olhar pra fora” tentando visualizar o mar, principalmente executando curvas. Quando se volta aos instrumentos as reações geralmente são feitas ao contrário, pois passamos “a duvidar”, a não acreditar no que nos dizem os instrumentos. É perigoso pessoas sem os indispensáveis treinamentos “se meter” a voar “por instrumentos”... É dar chance às bruxas...

Esses homens muito ricos, empresários famosos, donos de “resorts” “donos de aviões”, “donos de helicópteros”, “donos do mundo” -- não só no Brasil como em qualquer parte do mundo, costumam se considerar aptos a pilotar, sem a devida capacidade técnica para fazê-lo, e acabam se dando mal... Acidentes assim costumam ser publicados com muito destaque pela imprensa, como foi o caso do helicóptero acidentado no sul da Bahia, envolvendo pessoas ligadas ao governador do Rio, ou quando estão a bordo pessoas famosas, cantores famosos, como o cantor de músicas sertanejas, Marrone, que também pilotava o “seu helicóptero”.  Talvez tenha sido o caso deste acidente ocorrido esta semana. Neste caso o piloto era também o dono, segundo leio nos jornais. Já em casos de acidentes com “trens suburbanos”; com ônibus velhos transportando crianças estudantes pobres pelas estradas esburacadas deste imenso Brasil, nem sempre são devidamente destacados.

Não sei se já notaram que as conclusões das investigações sobre as causas dos acidentes aeronáuticos nunca são publicadas com o mesmo destaque na imprensa. Passados alguns dias são logo esquecidos... As conclusões dessas investigações visam mais a prevenção para que casos semelhantes não ocorram... – Mas “quem sabe” se as conclusões, por serem quase sempre em razão de "incríveis" falhas humanas, são sempre tratadas muito reservadamente... Aviões, helicópteros, são meios seguros de transporte, não só de carga, como de passageiros. Mas sabemos também que a fase mais difícil em toda história da aviação, tanto civil como militar, sempre foi e será a fase de seleção e formação de pilotos... Os pilotos mais experientes estão “sempre” se aposentando, “hangarados”, dando lugar a outros “novinhos”, ainda carentes de certos “macetes”...

Quem dera podermos transferir aos nossos filhos as experiências que acumulamos na vida... São poucos os que aceitam os conselhos dos mais velhos. Preferem aprender por conta própria, dando cabeçadas por aí... E ainda costumam dizer: -- De hoje em diante não se metam mais na minha vida... -- De hoje em diante quem manda na minha vida sou eu...

A mesma coisa parece estar acontecendo com esses senhores donos de helicópteros...

Coronel Maciel.

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