terça-feira, 26 de junho de 2012

Patinando na lama da mediocridade.


Gosto de conversar com o meu barbeiro. Ele também gosta de me ensinar a percorrer os difíceis caminhos para se entrar no tão sonhado e desejado reino dos céus... – Procura também abrir meus olhos; olhos de cego, como ele diz, e o pior cego é o que não quer ver! -- Não, barbeiro! -- O pior cego é o que quer ver! Ele entendeu e deu a maior gargalhada...

Ele também acha que todo militar, principalmente um velho “piloto hangarado” com eu; um velho coronel de pijama, como eu, tem mais é que ficar calado; deixar o “avião Brasil” entrar em perigosa atitude anormal; em irrecuperável “parafuso chato”; que eu não tenho nada a ver com isso; deixar esse negócio de política, para os políticos. Enfim, deixar que tudo se exploda...

O meu barbeiro é uma espécie de “barbeiro militante do PT”... Ele adora o Lula. E vai continuando na sua “oração”, com a sua sempre afiada navalha na mão... -- E vai longe, com a sua “filosofia”: a revolução Cubana, coronel, quando começou, foi uma revolução essencialmente democrática! -- E somente se tornou cruel, tirânica, assassina mesmo, pela intenção de Fidel de querer ser o único vingador das eternas injustiças sofridas pela América Latina! Se houvesse recebido pronta solidariedade continental, principalmente dos Estados Unidos, teria se evitado a demoníaca aliança com os ateus (o meu barbeiro sempre coloca um pouco de religião no meio) comunistas da Rússia Soviética que deram tanto “oxigênio” à ditadura cubana. E teriam sido evitados tantos “paredóns”, tantos erros, tanto fuzilamento de pessoas inocentes como acontece até hoje...

Eu -- um pouco temeroso (ele continuava com sua afiada navalha pertinho do meu pescoço...) lhe digo: -- Tudo bem, meu bom barbeiro! -- Mas, veja bem: houvesse mantido a natureza democrática da sua justa revolução, Fidel seria sido considerado, pelos seus inegáveis talentos pessoais, o líder de maior expressão da América Latina! Mas, muito pelo contrário: Fidel assumiu uma verdadeira guerra contra nossas Forças Armadas; contra os nossos generais e os outros generais dos países irmãos da nossa sofrida e sempre explorada América Latina -- acusando-nos de sermos aliados dos eternos “exploradores yankes”! -- Diante de uma ambição desmedida, barbeiro, -- Fidel julgou-se, e ainda se julga o único “anjo vingador” contra a arrogante hegemonia americana. E lhe digo mais: o seu amigo Fidel foi e continua sendo o principal responsável pela condenação à morte até de amigos, porque sempre considerou sua missão muito mais importante que a vida das pessoas! A revolução cubana não se sustentará após o desaparecimento físico de Fidel, meu caro barbeiro. E a América Latina, mesmo tendo tudo para atingir grandeza, tendo tudo para ser rica e desenvolvida, nunca deixará de patinar na lama da mediocridade, enquanto estiver nas mãos desses filhotes de Fidel; os Hugos, os Evos Morales, os Lulas da Silva, os Lugos, Dilmas, Kirchners, Zés Dirceus, FARC’s, MST’s, e tantos outros alegres e saltitantes artistas e "intelectuais"; nas mãos tantos pelegos e agitadores que pululam por aí...

E fui-me embora; deixando o meu barbeiro com sua navalha e sua Bíblia na mão...

Coronel Maciel