domingo, 30 de setembro de 2012

Minha Força Aérea querida!


Hasteada a “Bandeira Branca” para dona Dilma (pelo menos até quando ela resolver se comportar direito, afastando-se do Lula e sua “curriola”...) vamos relembrando alguns velhos casos acontecidos na nossa querida Força Aérea. Podemos até esquecer um pouco do nosso passado; mas jamais poderemos esquecer o nosso “futuro”... rsrsr...

Antigamente, nos meus tempos de criança, vacilante ainda nos meus primeiros passos na carreira, Capitão IG, Tenente IG, Sargento IG era sinônimo de militares "durões”, “Caxias”... Hoje não sei se ainda é assim.  Não duvido nada que risonhas e lindas “meninas” pertençam hoje aos quadros da nossa gloriosa “Infantaria de Guarda”. E por que não, se até algumas, as mais corajosas, aquelas que não têm medo nem de baratas, hoje pilotam aviões de caça? (Estou só brincando, hein?...)

Quando Aluno em BQ, lá pelos idos de 57, fui me apresentar de férias num centenário casarão na Praça da República, transformado no QG da Primeira Zona Aérea, em Belém do Pará, minha doce cidade morena. Todo vibrante de emoção, orgulho da minha rua, lá ia eu desfilando, “gepezista”, como diziam; explico: dando “golpes de publicidade” pelas ruas de Belém...

Logo na entrada do QG fui surpreendido com os gritos de um famoso Capitão IG, que me dava voz de prisão, por eu estar completamente "fora do uniforme”:- - Prendam o homem!!! --- Prendam o homem, gritava ele. Nisto chega, para minha salvação, o brigadeiro Comandante, completamente à paisana, lenço vermelho no pescoço, rodeado por duas lindas, risonhas, moreníssimas garotas paraenses... Não sei exatamente de onde eles vinham... Mas logo veio a contraordem salvadora:- - Soltem o homem... Soltem o homem...

Em Barbacena faz muito frio. Na hora do banho, após a Educação Física, na realidade puxadíssima “sugatória”, aguardávamos pela boa vontade do caldeireiro em mandar água quente pros banheiros. Ora, o nosso tempo era curto, curtíssimo, entre as várias atividades; e nada de água quente... Começava então a gritaria: -- Caldeireiro filho da puta, manda água quente aqui pros nossos alulinhos! -- Ora, o caldeireiro não era filho da puta nenhum e foi reclamar com o capitão comandante da esquadrilha. Recebidas as “mijadas” previstas, agora a gritaria era assim: -- Caldeireirinho, caldeireirinho: manda água quente aqui pros nossos aluninhos filhos da puta...

Fizeram uma paródia daquela música do Dorival Caymmi, “João Valentão”, endereçada ao nosso grande amigo Brigadeiro Camarão, hoje voando entre os anjos do céu. Isso nos tempos em que eu já era tenente, e ele Comandante da Escola, em Barbacena:

 João Camarão é brigão

 Pra dar bofetão

 Não presta atenção e nem pensa na vida

 A todos João intimida

Faz coisas que até Deus “duvida...”.

Grande Brigadeiro Camarão; na realidade um brigadeiro com B maiúsculo; nunca fez mal a ninguém.

Temos muitas outras historinhas pra contar, que daria pra encher um livro; mas o espaço é curto... E pra terminar, lá vai a última:

 Havia um Capitão IG, na Base Aérea de Natal, se não me engano Joviano era o seu nome de guerra, que era, segundo seus "inimigos", o filho mais velho de "Lampião", e mais "grosso” que papel de embrulhar prego... No regresso de uma longa viagem de "saco", espremido no assento de um “confortável” T- 6, quando já bem próximos do pouso em Natal, Jovino foi avisado que estavam retornando à Recife, pois Natal estava fechado para pouso devido a um enorme CB sobre a pista. O Jovino ficou muito “puto da vida”, e retrucou de imediato para o piloto:- Pois eu vou mandar prender esse herege logo que eu chegar... -- Onde já se viu uma coisa dessas! -- Eu que já estava doido pra chegar em casa, com a bunda quadrada de tanto estar sentado  na porra desse paraquedas!...

PS:- Para os que não são do ramo: -- CB é abreviatura daquelas nuvens pesadas que gostam de derrubar aviões, como foi o caso do acidente com o voo 447 da Air France. Os perigosos “Cumulus Nimbus”, que o Capitão da nossa gloriosa Infantaria julgava ser um “Cabo-Velho” interditando a pista...

Coronel Maciel.