segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Homenagem ao meu filho professor.


E a todos os professores, professoras, professorinhas por este Brasil afora... Parece que estou vendo multidões de alunos; de idosos, jovens, adultos e crianças que se comovem ao reverenciar tua austera, paternal e honrada figura! Todos nós compreendemos e sentimos tua luta, luta diária que se confunde com a luta de todos nós. Num constante dorme, acorda, levanta, trabalha e volta pra dormir de novo, numa luta sem fim, até o fim...

No teu caso bem especifico, ó extremado mestre, tua luta se reveste de aspectos singulares: quantas vezes deixas em casa a dor; a decepção; a frustração, a doença e assomas ao portal da tua sala de aula com sorrisos nos lábios, distribuindo otimismo, confiança, segurança; esperanças de prosperidade, de bem estar, enquanto nós pais sabemos que o espartilho de um salário avarento te obriga a um racionamento indigno no comer, no vestir, no educar teus filhos, tua família!

Parece que estou te vendo agora rodeado -- ó meu filho, meu irmão, meu professor -- rodeado de crianças, criancinhas, de jovens, do mundo inteiro, nas mais belas escolas das grandes cidades, nas escolinhas dos tapiris das várzeas, nas palhoças das montanhas, todos atentos às sabedorias das tuas palavras, dos teus conselhos, das orações que saem dos teus lábios a todos nós, pássaros carentes de alimentos vivificantes que a ave-mãe nós transmite pelo bico!

Tenhas certeza que o Brasil inteiro; deste nosso povo do qual és parcela importantíssima se associam aos teus alunos, pedindo a Deus que ti dê, a ti e a tua família, a maior felicidade, a mesma felicidade e esperança que transmites aos teus alunos, quando falas emocionado sobre o futuro da nossa pátria estremecida!

Do teu pai e amigo, Coronel Maciel.