domingo, 21 de outubro de 2012

Minha novela preferida.


Gosto de dar minhas caminhadas pelas ruas do meu bairro; de manhã bem cedo pelas ruas de “Capim Macio”. Muito antigamente aqui havia um Stand de Tiro para treinamento dos pilotos. Foi aqui que aprendi a dar meus tiros de “metralhadora ponto cinquenta” e soltar bombas de variadas libras que equipavam os T6’s armados da ERA-21. Hoje Capim Macio é outro; antigamente não havia esses enormes e horríveis espigões... Capim Macio era uma beleza...

Mas ainda dá pra ver o “orvalho beijando a flor”; ainda dá pra ver o Galo Campina “que quando canta muda de cor”... Vou olhando coisa a granel, “coisas que pra mode ver, o cristão tem de andar a pé”... Como dizia o “Lua”, o Gonzagão..

Vou caminhando sozinho, como gosto de caminhar. Vou olhando essas plantas que vão também “caminhando”, namorando o caminhar do sol; os girassóis ao amanhecer...

Não costumo acompanhar novelas; prefiro ficar relendo meus livros; pra mim, reler é melhor que ler...

Mas hoje recebi um e-mail relatando em pouquíssimas linhas, como eu gosto, a expectativa do Brasil inteiro acompanhando suas novelas preferidas: uma, na ficção, “Avenida Brasil”; e outra na vida real, o julgamento do Mensalão. Acompanhando o desfecho da saga de “Carminha, Nina, Tufão e Jorginho”, retratos fiéis do Zé Dirceu, Genoíno, Delúbio, Marcos Valério e seus parceiros de corrupção. Novelas cujos “artistas” e espectadores são também o Lula e dona Dilma... -- Será que eles deveriam parar e fazer uma reflexão simples das suas vidas? – Mas, petistas que são, se recusam a enxergar, ou melhor, jamais irão enxergar a lição de moral que veio da boca da vilã Carminha: "Eu tenho que pagar pelo que fiz".

Carminha veio do lixão, sofreu injustiças, mas não usou as agruras do passado para tentar ser inocentada das maldades, mentiras e crimes que cometeu. Redimiu-se no final reconhecendo a sua culpa, os seus erros.

Bem diferente do que fazem os petistas da Turma do Mensalão, que apelam para o passado de luta contra a “ditadura”, o sofrimento, as torturas, o exílio - fatos que ninguém questiona (?) - para em nome disso cobrar a absolvição pelos crimes que cometeram e continuam cometendo contra o Brasil. Deveriam ter a grandeza de admitir  suas culpas; mas a vida real é bem diferente de novela...

Porém, pelo andamento do julgamento do Mensalão, e determinação do nosso medalha de ouro “Joaquinzão Barbosa”, é cada vez mais provável que uma cena do capítulo final da Avenida Brasil seja repetida na vida real. Assim como Carminha, a vilã que mexeu com os brasileiros, Dirceu, Genoino, Delúbio e outros petistas se encaminham para pagar pelos crimes que cometeram cumprindo pena na Papuda. Lá, eles terão muito tempo para refletir sobre a lição de moral de Carminha.

Coronel Maciel.