sábado, 17 de novembro de 2012

Morada dos Deuses.


Deus, ó Deus, onde estás que não te vejo? -- Se Deus não existe, tudo é permitido? (Dostoievski). (Se o PT existe, tudo é permitido... rsrs)

Desde que o mundo é mundo homens e mulheres vêm criando os mais cultuados tipos de Deuses. Num futuro já bem próximo, outros tipos haverão de ser criados para que possam satisfazer as novas gerações cada vez mais “cibernéticas”. Os Deuses atuais não mais poderão satisfazê-las...

Quantos são ateus, neste mundo de tantos Deuses? Quantos, os Agnósticos? -- Os Católicos, Evangélicos, Protestantes, Judaicos, Espíritas, Kardecistas? -- Você é vidente? -- Vê almas do outro mundo? -- Acreditas em “Candomblés” com seus encantados Orixás? -- Já fizeram hoje suas obrigações, suas devoções nas tendas sagradas dos Deuses Africanos? Vocês sabiam, meus caros ouvintes, que nas tendas dos candomblés os retratos dos santos católicos ficam lado a lado com as esculturas negras? – Não sabiam? – Não sabiam que São Jerônimo é rezado na camarinha de Xangô; São Jorge, na de Oxóssi; Santa Bárbara, no peji de Iansã; Santo Antônio, nos terreiros de Ogum... Não acreditam?

Mas nada disso me importa! – O que mais me importa é que eu admiro todos vocês. Todos, sem exceções! -- Mas tenho uma inveja muito grande daqueles que tem uma religião, um Deus, uma crença, um terço, uma Bíblia, um Orixá, alguma coisa para se abrigar, para se ajudar neste mundo de tantos absurdos. Neste grande absurdo que é viver e depois morrer...

 Quando criança, me ensinaram a ajudar missas... Decorei todas aquelas frases em latim... Mas depois eu fui crescendo, crescendo; foi diminuindo, diminuindo em mim minhas santas e sagradas crenças. Mas -- pelo sim, pelo não -- eu sempre pedia a proteção de Deus quando me sentia em perigo nas cabines dos “meus aviões”... -- Fogo no motor!-- Acho que todos, mesmo os mais “ateus”, na hora H, na hora do perigo, apelam para os Deuses...

Sempre me esforcei por amar a Deus sobre todas as coisas... Mas sempre achei muito difícil... -- Por isso que eu admiro os vivem em constantes penitências; em eternas orações. Mesmo em terreiros de umbandas; mesmo nas majestosas Igrejas! Sempre com os seus Deuses em seus corações! 

Dizem aqueles que não conseguem entender os mistérios do além que a ignorância, o medo, as superstições, criaram os Deuses... E, à medida que a ciência, muito lentamente, vai avançando, vai também vencendo certas lendas; mitos vão sendo desmascarados. Por exemplo: os temidos deuses mitológicos da Grécia e da antiga Roma, hoje estão desmoralizados; hoje sabemos que eram completamente “inofensivos...”; na realidade nem existiram. E que certos “Deuses” de agora, logo, logo serão também desacreditados...

Naqueles velhos tempos, quando ainda não havia os Satélites Meteorológicos, criou-se a lenda do “Triângulo das Bermudas”. Navios, aviões, veleiros, tudo no mundo eram “devorados”, tragados inapelavelmente por fabulosos monstros que nadavam naqueles mares terríveis. Hoje sabemos que não eram monstros, nem terrestres, nem muito menos extraterrestres, como infantilmente se supunha. Eram os perigosos furacões, hoje perfeitamente “plotados”, fotografados e identificados com nomes masculinos e femininos nas cartas meteorológicas. Satélites os acompanham desde seus nascimentos até suas mortes; minuto a minuto. Hoje comandante nenhum, sejam eles de navios ou de aviões, podem alegar que não sabiam exatamente de suas posições, para justificar seus erros, quando decidem perigosamente enfrentá-los. É morte certa; que o diga o “AIR FRENCE 447”... 

Hoje, inútil sol poente, só queria que sobre a minha sepultura fossem jogados caroços de mangas das enormes mangueiras da minha querida cidade morena de Belém do Pará, para então “me encantar” em frondosas mangueiras... E que o “homem, a fera, o inseto, à sombra delas possam viver livres de fomes e de fadigas; e que em meus galhos venham se abrigar as cantigas e os amores das aves tagarelas”, como nos versos do Olavo Bilac.

Coronel Maciel.