segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Nossos netos; nossos amigos.





                                     
                                        Meu netos; meu amigos...
Não fiquem preocupados se estou ficando velho. Na verdade estou ficando cada vez mais e mais amigo de mim e muito mais amigo de vocês.  Na verdade eu me preocupo muito mais com os caminhos que vocês ainda terão de percorrer. Conheço o mundo e sei como ele é...  
Sei que vocês me acham um bom tipo de vô. Por isso eu vou lhes abrir meu coração, esperando que essa porta que se abre possa lhes servir de bússola para os muitos caminhos das suas vidas...
Meus pecados sempre foram maiores que minhas virtudes.   Mas eu sempre achei que essas duas coisas não se diferem muito. O mal, segundo fui aprendendo ao longo da vida, não depende da nossa vontade; depende das nossas tendências, da nossa alma, do nosso coração. Há pessoas boas que cometem atos maus; roubam, quando precisam roubar... Essas pessoas não me preocupam.  É o homem mau que me preocupa!
Muitas vezes a revolta nos empurra para fazer certas coisas que não gostaríamos de fazer. Há pessoas virtuosas; densamente virtuosas; pessoas que possuem virtudes fortes, robustas, capazes de resistir às tentações; as minhas virtudes não são assim tão fortes; não são assim tão robustas...
 Na Força Aérea Brasileira, lugar onde vivi grande parte da minha vida, sempre foi muito mais aviador, que oficial; sempre gostei muito mais de pilotar aviões que “pilotar” escrivaninhas; Sempre preferi ficar sentado nas cabines dos “meus aviões”... Quem sabe até se não teria sido mais feliz na aviação civil; estes, sim, passam suas vidas só a pilotar seus aviões. Mas na aviação militar sentimos muito mais o sabor dos aviões; a beleza dos voos; voamos grupo, acrobacias, transportamos tropas, paraquedistas, fazemos as mais variadas missões. Missões de busca e salvamento, tiro e bombardeio, caçamos submarinos; uma infinidade de missões... A pilotagem civil me parece muito rotineira; passam suas vidas esperando, esperando, esperando... Esperando autorização para a partida dos motores, para o taxi, para decolagem; para o pouso; esperando pelo próximo fixo de posição; sempre voando nas mesmas rotas, mesmas rotas, mesmas rotas; sempre cruzando uma infinidade de fusos horários... Mas terminado o voo, voltam para suas casas; o militar volta para casa, mas volta muito mais para suas rotinas nos quartéis.  A vida dos outros sempre parece melhor que a nossa. Assim como a mulher dos outros... rsrs.
 Vi amigos meus muito queridos, pilotos como eu, deixarem este mundo muito cedo, antes de conhecerem a verdadeira liberdade que vem com o envelhecer. A velhice vai adocicando a gente...
 Hoje, velha águia hangarada, gasto horas e horas esquecidas olhando as estrelas, estudando o caminhar dos planetas modificando as figuras das constelações.  Relendo os livros que eu gosto de reler; reler... Muito melhor que ler... Quantas horas perdidas e esquecidas eu passo escrevendo frases cheias das mais perdidas ilusões no meu velho BLOG, ou sendo surpreendido com o olhar perdido no infinito... Horas e horas caminhando contra os ventos pelas ruas do meu bairro, sempre só, perdido com meus pensamentos. Horas perdidas conversando com meus pobres e velhos amigos  aposentados lá nas Rocas, olhando, silencioso, seus eternos jogos de damas e dominós...
 Eu sei que às vezes sou esquecido. Mas há muito mais coisas na vida que devem ser esquecidas. Ao longo dos meus longos anos, meu coração foi se quebrando, se quebrando... Os corações foram feitos para serem despedaçados, quebrados.   Corações partidos são aqueles que nos dão forças para continuar vivendo, mais compreensão, mais compaixão. Um coração que nunca sofreu nunca conhecerá a alegria de ser um perfeito ser imperfeito...
Eu sou muito feliz por ter vivido o suficiente para ser como eu sou; não sou de muitos risos, mas conheço muitos que nunca riem; muitos que morrem sem sentir o doce sabor dos risos de crianças como vocês.  
Eu gosto desse velho que me tornei.  Quando eu era pequenino como vocês eu perguntava à minha mãe: “O que eu vou ser quando eu crescer?” – Hoje eu não pergunto mais... Quando jovens, os prazeres nos procuram; quando velhos, há que se correr atrás...
Que nossa amizade nunca acabe porque ela vem direto dos nossos corações! Do seu avô que muito lhes quer...
Vô Maciel.
PS:- - Peço desculpas aos meus amados ouvintes...  É que hoje eu acordei assim... Sentimental demais...
Coronel Maciel.