terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O romântico Jesus Cristo.


Jesus Cristo foi para mim a criatura mais forte; mais dinâmica; mais importante do mundo! E que homem mais solitário!  Mais incompreendido! Jesus foi o precursor do movimento romântico no mundo; inclusive com as arbitrariedades dos homens românticos! -- Odiava o pecado, mas amava as pecadoras!- Atire a primeira pedra! -- disse naquele caso da hoje Santa Madalena. Mas quantas vezes eu fico na dúvida se ele era realmente filho de Deus, ou se era um homem igual a todos nós...  Que me perdoem os anjos guardiões dos céus...

O meu neto acaba de me pedir opinião sobre as religiões existentes atualmente neste mundão de Deus. -- Qual a melhor, vô? -- A mais verdadeira? -- Ele, que se acha assim muito perdido no meio de tantas religiões e adeptos espalhados pelo mundo: Católica, Islâmica, Budista; Evangélicos, Espíritas; Ateus, Agnósticos, Macumbeiros. -- São tantas...

-- Quem é o seu Deus, me pergunta ele. -- O meu Deus é o mesmo Deus de Baruch Spinoza. -- Quem, vô?  Tento explicar que é um tipo de “Deus” que está muito mais preocupado em manter em perfeito equilíbrio as suas enormes galáxias! (Quantas vezes ficamos, eu e ele, olhando as estrelas, pálidos de espanto, como nos versos do Olavo Bilac...) -- Um Deus que não está “nem aí” pela sorte e ações dos homens aqui na terra, nem pelos outros milhões de habitantes de outros milhões planetas espalhados pelo universo sem fim. Um Deus que me convida a desfrutar os prazeres da vida; que me convida a me divertir e desfrutar tudo o que ele criou para mim, para nós e para você também, meu filho!

É difícil, muito difícil mesmo explicar para uma criança esse Deus, para mim o verdadeiro Deus; o Deus de Baruch Spinoza.

Quantos adultos, quantos padres, sacerdotes, papas; quantos ateus, quantos crentes, evangélicos, espíritas também não compreendem nem aceitam o meu Deus, o Deus de Baruch Spinoza?

Coronel Maciel.