quinta-feira, 21 de março de 2013

SE QUERES SABER...


“Se queres saber / Se eu te amo ainda

 Procura entender / A minha mágoa infinda

 Olha bem nos meus olhos / Quando eu falo contigo

 E vê quanta coisa /Eles dizem que eu não digo...”.

Grande Peterpan (José Fernandes de Paula), compositor e instrumentista, nasceu nas Alagoas, Maceió, 1911, e morreu no Rio em 83. Foi para o Rio com 11 anos e, a partir do final da década de 30, dedicou-se a fazer e a viver de suas inesquecíveis composições musicais. “Olha pro céu meu amor” feita em parceria com outro também grande, o Luís Gonzaga; e esta verdadeira joia: “Se queres saber”.

E eu? – Eu nasci em Belém do Pará, nos anos quarenta. Fui também para o Rio, em 56, acompanhado dos meus saudosos 15 anos. Nunca fui capaz de compor música nenhuma, mas adoro me acompanhar no meu violão, cantando boas músicas, daquelas bem antigas... Segui minha vida nos rumos da aviação, onde encontrei o meu verdadeiro ideal, e nunca deixei apagar da minha memória este que é para mim o mais empolgante de todos os ideais: a Aviação, conforme bem nos dizia um dos nossos grandes comandantes, o Brigadeiro Henrique Fontenelle.

Parafraseando o Peterpan, eu diria para o meu querido Brasil; e, quem me dera, para o meu Brasil inteiro poder ouvir: -- Se queres saber se eu te amo ainda, procura entender os meus versos; procura ler nas suas linhas; nas suas entrelinhas; procura entender o que eles dizem além, muito além das suas linhas e entrelinhas. Procura entender a minha mágoa infinda; e olha bem nos meus olhos, quando eu falo contigo: -- E vê quantas coisas eles dizem o que muitos gostariam de dizer, mas não dizem...

Coronel Maciel.