quinta-feira, 1 de agosto de 2013

VARIG, a pioneira.


 “VARIG S/A”... Vários Alemães Reunidos Iludindo Gaúchos, Sem/Acochambrações! Vez em quando os jornais divulgam os sofrimentos, as injustiças, as penúrias que estão sofrendo os “velhinhos e velhinhas” da nossa saudosa e querida VARIG. Eu tenho muito mais pena dos ricos que de repente ficam pobres, do que aqueles que sempre foram pobres, como os “velhinhos” da nossa Força Aérea. Feliz é o pobre que está satisfeito com o que tem! 

Sem brincadeiras: mas não deve ser mole para aqueles que -- como um comandante internacional da VARIG, que recebe, ou recebia não sei bem quanto, mas talvez o equivalente a uns 40 salários mínimos, passarem a receber na aposentadoria a merreca que paga o INSS. -- Deve ser horrível voltar a ser pobre! -- Quem sempre diz isso é o Lula, o analfa, aquele que tem o maior medo de voltar a ser pobre; e por isso defende tanto o mensalão e outras grandes bandalheiras por aí; tanto ele, como a mãe do PAC. Dizem que o Lula é dono de uma fortuna acumulada de dois bilhões de dólares!

“Ouvi dizer” que foi o Lula e sua “curriola” que forçaram a queda desastrosa da VARIG; assim como é o Lula e sua “curriola” que estão afundando com a PETROBRÁS. Não sei; não sei. Como também não sei bem quais os motivos da “quebra” do Instituto AERUS de Seguridade Social criado em outubro de 1982 pela Varig, Cruzeiro e Transbrasil, e “patrocinado” pelo Brigadeiro Délio Jardim de Mattos, na época Ministro da Aeronáutica. Não sei realmente os motivos da quebra, ou do grande “acidente aéreo”, o “fogo nos motores”, que derrubou os aviões, o AERUS, levando tudo e a todos a esta triste situação dos nobres tripulantes e funcionários da VARIG. Sei que grandes e famosas companhias de aviação já quebraram e continuam quebrando: A PANAM; a TWA; a BRANIFF INTERNATIONAL; a nossa PANAIR, VASP, TRANSBRASIL... Os motivos são vários; entre outros: os grandes fabricantes de aviões, como a BOEING, fabricam aviões, digamos, “descartáveis”, embora sejam equipamentos caríssimos. Logo são construídos outros e mais outros muito mais modernos, econômicos, eficientes. E as companhias que não conseguem ficar sempre renovando suas frotas, quebram, pois novas companhias são criadas, equipadas com aviões mais modernos, concorrendo com muito mais eficiência. Assim caminha a aviação. Adaptar-se, ou morrer. Assim é tudo na vida,

Sei que os tripulantes da VARIG (nem todos) foram cooptados, ou “seduzidos”, ou outro adjetivo mais qualificativo que queiram dar, a colaborar com terroristas, transportando “lembrancinhas” para “exilados” na Europa, no Chile... Lembrancinhas, mas principalmente lembrançonas: “dólares”, dólares provenientes de assaltos a bancos; ações de terroristas  muito em voga na época da “ditadura”. -- Para onde a senhora remeteu aqueles dois e meio milhões de dólares do cofre do Ademar, hein, dona Dilma? -- Sem esses milhões de dólares provenientes desses assaltos com poderiam viver, e viver bem, os líderes, os cabeças, os coitadinhos dos exilados, como o FHC, o Zé Serra, no Chile, e aqueles outros que viviam no maior “flozô” pelos Cafés de Paris?

Minha avó sempre dizia: meu filho, quem ajuda os outros acaba... “se dando mal”...

Ou o Brasil acaba com o PT; ou o PT acaba com o Brasil!

Coronel Maciel.