sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Vô, quem é o seu "Deus"?


Impossível é fugir aos apelos da carne. Quando menino, eu era muito curioso e muito sensível aos primeiros contatos com vida, para não dizer, com os pecados.  Analisava-me: estou crescendo e descobrindo, por mim mesmo e pelas conversas nas ruas cheias de outros garotos, cada um contando suas “primeiras aventuras”...  Perguntava-me: estarei também cheio de impurezas; cheios desses terríveis pecados que – como me ensinavam nas sonolentas aulas de catecismo -- me levariam às profundezas do inferno?  Até que chegou o dia da minha primeira comunhão: o confessionário! Mas como confessar tantas “imundícies”, tantos pecados?

Hoje é meu neto que me faz tantas perguntas...  Perguntas desse tipo: -- Vô, quem é seu Deus?

Querer transfundir minha alma no corpo de uma criança; querer, como faziam quando eu ainda criança, que um filho, um neto siga minhas crenças ou descrenças, eu tento não fazer. Prefiro ensinar de tudo, um pouco, e que assim ele vá tirando suas próprias conclusões.

Gosto muito de astronomia e também aos poucos vou lhe ensinando quão grande, quão infinito, quão perfeito é o universo sem fim. E pela astronomia procuro lhe dizer o que eu “penso” sobre cristianismo e outras religiões e em tantos “Deuses” que a humanidade criou e acredita. Desde os “Deuses” inofensivos e que nem existiram da mitologia Grega, aos “Deuses” atuais.

Quem criou tudo isso, vô? -- Eu mesmo não sei, e acredito que ninguém sabe, nem nunca saberá! Veja comigo: -- Trezentos anos antes de Cristo, Aristóteles dizia que a terra era o único planeta e o centro do universo; outro grande filósofo, Epicuro, afirmava que o “cosmo” era infinito e capaz de conter uma infinidade de mundos! A ciência se encarregou de dar razão a Epicuro.

-- É difícil imaginar, digo a ele, alguma novidade maior e de tantas consequências para a história da “nossa” humanidade, quando forem descobertas vidas em outros planetas. É muita presunção acreditar que somente a terra, esse “zero pequenino; esse subúrbio do universo” seja o centro do universo e que só aqui seja “habitado”. E até hoje muitos acreditam nisso. Muitos; judeus e cristãos, por exemplo.

Imagine o impacto que uma descoberta de outras vidas, em outros planetas fará sobre essas religiões, que até hoje acreditam que eu, você, a humanidade fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e por ele escolhidos para suas “medalhas”; para seus filhos preferenciais? -- E tem mais, meu netinho curioso, na doutrina cristã essa escolha foi levada ao extremo! -- Para resgatar a humanidade dos pecados; entre esses, os pecados da carne, Jesus Cristo, o filho mais querido de Deus tornou-se um simples ser humano e foi terrivelmente sacrificado na cruz!

“Me conte mais, vô, estou gostando!” – O que acontecerá, então, quando os cientistas da “NASA” anunciarem que há milhares, milhões de outros planetas habitados por seres tão mais ou tão menos evoluídos e inteligentes que “você”, digo-lhe dando uma gostosa gargalhada. E continuo: -- Qual o papel desses seres na doutrina cristã? Como seriam os “Deuses” deles? Como seria o “Jesus Cristo” deles?   Teriam eles o direito a serem “livres-pensadores”, como seu avô aqui? Teriam eles a possibilidade de pecar e depois serem redimidos pelo perdão divino?

É vô: -- Agora estou começando a entender o porquê da religião, como você mesmo diz, haver sido um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento da astronomia; e porque Giordano Bruno foi queimado na fogueira das “Santas inquisições”; e por muito pouco o Galileu Galilei também! Foi preciso que ele renegasse suas teorias que rezava ser a terra que girava em torno do sol, e não o contrário, como os cardeais de época queriam!

Mas é muita filosofia entre essas duas pontas tão distantes: -- Um, avô; o outro, um neto. Como unir esses dois extremos tão distantes? Kkkkkkkk

Coronel Maciel.

PS:- - Ô Barack Obama! – Para de ficar na dúvida e conta logo pra gente todas as sacanagens, todas as roubalheiras que vocês descobriram envolvendo dona Dilma e o PT, o partido que mais traiu os trabalhadores do Brasil! Conta logo! kkkk

 

Nenhum comentário: