quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Homenagem aos meus filhos professores!


          Homenagem a minha filha e ao meu filho, professores!

E a todos os professores; a todas as professoras; a todas as “professorinhas” (e por que não dizer: a todos os “professores instrutores de voo!”) por este Brasilzão a fora! Parece que estou vendo quando hoje multidões de alunos jovens, de alunos “velhos”, de alunos adultos e crianças comovendo-se ao reverenciar tua austera, paternal e honrada figura! Todos nós compreendemos e sentimos a tua luta, luta diária que se confunde com a luta de todos nós. Um constante vai e vem; um constante  “dorme, acorda, levanta, trabalha e volta pra dormir de novo e continuar...”

No teu caso bem especifico, ó extremados mestres, tua luta se reveste de aspectos singulares: quantas vezes deixas em casa a dor; a decepção; a frustração, a doença e assomas ao portal da sala de aula com sorrisos nos lábios; distribuindo otimismo, confiança, segurança; esperanças de prosperidade, de bem estar, enquanto sabemos que o espartilho de um salário avarento te obriga a um racionamento indigno no comer, no vestir, no educar os teus e a tua família.

Parece que estou te vendo agora mesmo rodeado -- ó meus filhos, meus irmãos, meus mestres e professores --  de crianças, de criancinhas, de jovens do mundo inteiro; nas mais belas escolas das grandes cidades, nas escolinhas dos tapiris das várzeas; nas palhoças das montanhas, todos atentos às sabedorias das tuas palavras, dos teus conselhos, das orações que saem dos teus lábios a todos nós, pássaros carentes de alimentos que a ave-mãe nós transmite pelo bico!

Tenhas certeza que o Brasil inteiro; deste povo brasileiro do qual és parcela importantíssima, se associam aos teus alunos, pedindo a Deus que ti dê, a ti e a tua família, a maior felicidade, a mesma felicidade e esperança que transmites aos teus alunos, quando falas emocionado sobre o futuro da nossa pátria estremecida!

Coronel Maciel.

Nenhum comentário: