segunda-feira, 28 de julho de 2014

Família só dá confusão!


Família só dá confusão! É o que dizia Zé Saramago, único escritor de língua portuguesa a ganhar o cobiçado “milhão de dólares”, prêmio para quem acertar os números do Nobel de Literatura. Saramago era português. Quando chegará a vez do   Zé Sarney, hein? – Tá demorando... kkkk   

Segundo o meu barbeiro – que é crente, ou melhor, “evangélico”, e leitor diário e assíduo da sua velha, mas inseparável Bíblia Sagrada (ele até me deu uma de presente, dessas bem pequeninas; ele acha que eu sou um incurável e pecaminoso ateu, mas que posso ainda me salvar...) -- respondendo a uma pergunta um tanto quanto capciosa que hoje eu lhe fiz -- a “confusão” havida na família do grande patriarca judeu Abraão deu-se por culpa de um “triângulo amoroso” entre ele; sua legítima, Sara; e Agar, uma egípcia, que seria uma  espécie de “empregada doméstica” e que acabou gerando um filho que se chamou Ismael, a quem um Anjo do Senhor profetizou que sua descendência seria multiplicada e que, de tão numerosa, não poderia ser contada!

Na mesma profecia, segundo o meu barbeiro, os espíritos belicosos dos descendentes de Ismael, que seriam os atuais “Árabes”, não dariam trégua aos descendentes de Sara com Abrãao, sendo que do primeiro deles, Isaac, resultaram os atuais “Judeus”, comandados por Benjamin Netanyhu, Primeiro Ministro de Israel.

Bom; não sei se realmente as coisas aconteceram assim. Só sei que em Tel Aviv existem várias Universidades dedicadas tão somente aos estudos, em hebraico, desses tão longínquos acontecimentos, e que hoje fazem com que o Papa Francisco -- “El Papa-Chico”, como “carinhosamente” os argentinos o chamam -- lá das janelas da Igreja de São Pedro, no Vaticano, peça pelo “amor de Deus” que cessem logo com essa briga entre irmãos, ou primos, ou primo-irmãos, não sei, antes que essa “confusão” se transforme numa guerra atômica mundial e “final”...
Coronel Maciel.

 

Nenhum comentário: