segunda-feira, 20 de outubro de 2014

"Delações não premiadas".

Resolvi também baixar o tom das minhas “delações não premiadas”.  Volto aos meus bons tempos de tenente “Pica- fumo”, quando passava horas, dias, meses, anos “ao vento”, dando instrução de voo no Estágio Avançado para os cadetes do último ano, na recém-criada Academia da Força Aérea, em Pirassununga. Eram quatro, cinco duplos por dia: partida do motor, rolagem, decolagem; subida, manobras, acrobacias; voo de grupo, no dorso; mais acrobacias; descida para o pouso, “pilofe”: -- Baixe o trem de pouso, cadete! -- Pousar sem trem é o mesmo que perder pênalti! -- Aprende-se muito ensinando os outros a voar. Há de se estar sempre atento; de “olho vivo no inimigo”; o primeiro descuido pode ser o último.
Aqueles que voassem mais recebiam como premio passar o fim de semana na sua cidade preferida. Natal, a minha preferida. E lá ia eu, sozinho, solitário, voando de dia e de noite. Ora voando a favor, ora contra os ventos; ora olhando a lua, o olho frio dos céus; ora “namorando” as Plêiades, as sete irmãs da constelação “Touro”. Aldebarã, Belatrix; as Três Marias, no cinturão do Orion. Sirius, Canopus.  Mas como tudo aquilo me embriagava com sua beleza. Por alguns momentos esquecia-me de mim mesmo; esquecia até da minha própria vida; sentia-me livre e como que dissolvido no vento e nas frias águas das chuvas. Quantas vezes eu colocava a mão para fora da cabine, e os pingos mais pareciam alfinetadas. Recolhia um pouco daquelas águas geladas e passava no rosto, para matar o sono. Sentia-me livre e além, muito além dos temores pequeninos e das mesquinhas ambições humanas. O “piloto automático” era as minhas mãos já cansadas, mas segurando firme o “manche” do meu sempre fiel amigo, o meu saudoso “NA T-6”...

Coronel Maciel.

Nenhum comentário: