quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Só louco!

Só louco!
Tem dias que eu acordo assim, meio atravessado do juízo, pensando na vida que levou o “Nhô Augusto Estêves das Pindaíbas”, espetacular figura criada pelo João Guimarães Rosa. Nhô Augusto, depois de fazer “misérias’” na vida, acabou levando tanta “porrada” dos inimigos, que quase morre, mas escapou “milagrosamente”, e, convertido depois de muita reza, dizia: “Pro céu eu vou nem que seja na “porrada”. Mas entrou novamente de cabeça na “boa vida”, e acabou morrendo na ponta da faca. Mas viveu sua vida, como queria. O mesmo aconteceu com o “Capitão Rodrigo Cambará”, outra espetacular criação do Érico Veríssimo, que dizia: “Cambará macho não morre na cama! ”  Eu acho que cada um deve viver sua vida como quiser; mas aguente as consequências! Quem quiser que passe a vida rezando, em eternas penitencias, jejuando, sofrendo, na esperança de um belo dia ir morar no céu. Eu mesmo não acredito em vidas futuras, mas admiro, e muito, em quem acredita. E são muitos, são “bilhões” os que acreditam. Assim como não acredito em “Discos Voadores”, mas admiro quem acredita; também são “bilhões” os que acreditam; mas acredito na existência de vidas em não sei quantos milhões, ou bilhões, de planetas girando por aí, no meio de não sei quantas galáxias também girando por aí. Não acredito em muitas coisas que o mundo inteiro acredita. Mas, de uma coisa eu tenho certeza: Se pudesse “recomeçar”, faria tudo de novo: entraria novamente na minha querida EPCAR; faria novamente as mesmas loucuras nos meus aviões; beberia as mesmas cachaças pelos bares da vida, sem nunca me importar com conceitos, preconceitos, nem “Fichas de Conceitos”; faria novamente igualzinho a tudo o que eu fiz na vida, sem nunca prejudicar ninguém, e sem medo de ser feliz.
Só louco amou, viveu, ou vive como eu vivo.
Coronel Maciel


Nenhum comentário: